• Adicionar aos Favoritos
  • Download

Nossa História

Quem Somos

Somos a maior companhia de capital nacional no mercado ocupando o quarto lugar no ranking nacional, de acordo com dados do SINDAN.

Em 31 de dezembro de 2016, possuíamos participação de 8,71% no mercado de saúde animal brasileiro, que é altamente pulverizado, de acordo com dados do SINDAN. Possuímos um portfólio completo de produtos para saúde animal, composto por 105 produtos veterinários, bem como marcas altamente reconhecidas no mercado nacional.

Atuamos na (i) fabricação e comercialização, no mercado nacional, de medicamentos, vacinas e outros produtos veterinários para uso em animais de produção, que incluem, substancialmente, bovinos, equinos, aves e suínos ("Animais de Produção"); (ii) fabricação e comercialização, no mercado nacional, de medicamentos e outros produtos veterinários para uso em animais de companhia, que incluem cães e gatos ("Animais de Companhia"); e (iii) exportação de produtos do segmento de Animais de Produção ("Operações Internacionais").

Iniciamos nossas operações em 1987, e, ao longo desses 30 anos de trajetória, consolidamos nossa posição de liderança no mercado brasileiro de saúde animal, principalmente em razão da qualidade e diferenciação dos nossos produtos e do atendimento especializado aos nossos clientes, decorrente de nosso amplo conhecimento das necessidades do mercado nacional. Nosso sucesso decorre, dentre outros fatores, dos seguintes diferenciais competitivos:

  • portfólio de produtos especificamente desenvolvidos para os mercados em que atuamos e em constante evolução tecnológica, resultado da qualidade de nossa equipe de P&D (PD&I) e de sua capacidade multidisciplinar de desenvolvimento de produtos. Tal equipe é formada principalmente por farmacêuticos, veterinários, químicos, biólogos e biotecnólogos;
  • grande proximidade com nossos clientes, o que nos proporciona melhor conhecimento das suas necessidades;
  • plantas industriais novas, as quais acreditamos estar entre as mais modernas do setor na América Latina e que são operadas por equipe técnica altamente especializada, o que garante o alto padrão de qualidade dos nossos produtos;
  • alta capilaridade e extensa força de vendas no Brasil, com uma equipe comercial própria e de representantes comerciais que atende, diretamente, aproximadamente 4.415 clientes, incluindo revendas agropecuárias, cooperativas, agroindústrias, distribuidores e grandes consumidores finais; e
  • marca altamente reconhecida no mercado, resultado da alta qualidade de nossos produtos, de nossa estratégia de marketing diferenciada,da nossa sólida base de clientes, construída ao longo desses 30 anos de história, e de nosso relacionamento próximo e de longa data com os compradores de nossos produtos.

Pontos Fortes

Posição de liderança no atrativo mercado de saúde animal no Brasil

De acordo com dados do SINDAN, ocupamos a quarta posição no mercado nacional de saúde animal, que possui predominância de grandes companhias farmacêuticas globais. Devido ao nosso posicionamento de liderança, acreditamos possuir vantagens competitivas em relação aos nossos concorrentes para acompanhar o acelerado crescimento da demanda nacional por produtos de saúde animal, tanto no segmento de Animais de Produção, quanto no de Animais de Companhia. Acreditamos que possuímos estruturas adequadas que nos permitirão aumentar nossa produção e atender ao crescimento da demanda por produtos de saúde animal. Acreditamos também que nossos centros de PD&I têm tecnologia adequada para nos permitir antecipar as necessidades de nossos clientes e desenvolver produtos que tenham boa aceitação no mercado.

Saúde animal no Brasil

Marca altamente reconhecida

Acreditamos ser reconhecidos no mercado pela qualidade de nossos produtos, pela nossa característica inovadora e pelo atendimento próximo e diferenciado a nossos clientes. Ao longo de nossos 30 anos de atuação, adquirimos prestígio e reconhecimento no mercado de saúde animal, traduzidos, inclusive, em diversos prêmios que nos foram atribuídos, tais como:

  • o Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica na categoria Grande Empresa em 2005 e o reconhecimento como uma das 40 empresas mais inovadoras do Brasil em 2006, segundo a FINEP;
  • a melhor empresa farmacêutica veterinária das Américas Latina e do Sul de 2015 em prêmio concedido pela Animal Pharm; e
  • o primeiro lugar entre as empresas mais admiradas do segmento veterinário em 2010, de acordo com a revista Carta Capital.

Nossa marca possui grande aceitação, que é demonstrada através de nossa alta capacidade de inserir novos produtos no mercado. Nos últimos cinco anos, lançamos 39 novos produtos no mercado.

Equipe comercial altamente qualificada e sólida base de clientes

No segmento de Animais de Produção, nossos produtos são vendidos por uma equipe comercial com mais de 182 profissionais altamente especializados, composta em sua grande maioria por veterinários espalhados por todos os estados brasileiros. Essa equipe atende, diretamente, mais de 4.415 clientes ativos, que incluem revendas, cooperativas, agroindústrias e produtores rurais presentes em todo o território nacional. Possuímos um relacionamento de longo prazo e de confiança com nossos clientes (os principais adquirem nossos produtos há mais de 14 anos), dentre os quais o maior representa apenas cerca de 3,2% de nossa receita, não havendo, portanto, concentração que gere dependência com relação a clientes específicos.

No que diz respeito ao segmento de Animais de Companhia, mantemos uma relação de longo prazo com 43 distribuidores estrategicamente localizados nas principais regiões do Brasil, responsáveis por distribuir nossos produtos para aproximadamente 25 mil pontos de venda.

Com relação às nossas exportações, possuímos clientes em 14 países, sendo México e Colômbia os mais importantes para nossa estratégia de crescimento.

Parque industrial com avançado padrão tecnológico e nova planta de biotecnologia

Buscamos, à época da construção de nossa fábrica de produtos farmacêuticos veterinários, o atendimento aos mais atuais preceitos das Good Manufacturing Practices - GMP e das mais rigorosas normas regulatórias mundiais, tais como as emitidas pela Food and Drugs Administration (FDA), dos Estados Unidos da América, e pela European Medicines Agency Home - EMEA, da União Europeia.

Ainda dentro de nosso parque industrial, concluímos em 2010 a construção de uma fábrica de biológicos certificada pelo MAPA para a produção da vacina contra a febre aftosa, equipada com um laboratório biosseguro classificado no mais alto nível de biossegurança, o NBS4 ou NB4, e com capacidade de produção de 60 milhões de doses por ano.

Em junho de 2014, concluímos, também em nossa planta de Cravinhos, um novo centro de pesquisa em biotecnologia para desenvolvimento de vacinas e moléculas funcionais biológicas para Animais de Produção (principalmente, bovinos e suínos) e Animais de Companhia, com vistas não somente ao desenvolvimento de novas tecnologias, mas também à viabilização da produção dessas vacinas e moléculas funcionais em escala industrial. Em complemento a este centro de pesquisa em biotecnologia, estamos construindo uma planta de produção segura de produtos biotecnológicos que foi projetada para ser uma das maiores e mais modernas da América Latina.

Excelência em P&D de produtos

Adotamos uma estrutura de PD&I focada na busca e captação de oportunidades alinhadas às nossas estratégias de negócio, e que tem demonstrado ser capaz de desenvolver produtos inovadores e de alto valor agregado.

Possuímos parcerias com diversos e prestigiados pesquisadores, universidades e centros de pesquisa localizados nas Américas, Europa e Ásia, dentre os quais destacamos: Universidade de São Paulo, Universidade de Campinas, Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Católica de Brasília, Embrapa, Fiocruz, Unesp, Instituto Butantan, University of Cambridge e Washington State University.

Fundadores com histórico de sucesso comprovado, administração com ampla experiência e alto nível de governança corporativa

Nossos fundadores, os Srs. Norival Bonamichi e Jardel Massari, atualmente conselheiros da administração da Companhia, demonstraram, ao longo desses 30 anos de história, empreendedorismo, capacidade e know how para expandir nossos negócios e explorar novos nichos do mercado de saúde animal, o que resultou em forte e consolidado crescimento orgânico da Companhia.

Além disso, contamos com uma equipe de administração profissional composta por executivos qualificados e experientes no mercado de saúde animal, que acreditamos nos proporcionar uma maior capacidade de explorar oportunidades em nosso setor e agilidade para adequar nossos planos de negócios às demandas de mercado. Acreditamos que a aliança entre o empreendedorismo de nossos fundadores e a capacidade e experiência de nossos administradores possibilita uma grande geração de valor para a Companhia, impulsionando cada vez mais seu faturamento e reconhecimento no mercado em que atuamos.

Fundadores - Srs. Norival Bonamichi e Jardel Massari

Há vários anos, temos adotado sólidas práticas de governança corporativa. Desde 2005, somos auditados por empresa de auditoria externa das chamadas "big four", além de continuarmos conduzindo auditorias internas. Em 2007, a BNDESPar tornou-se acionista da Companhia, e, desde então, tem contribuído com nossas estratégias de negócios e práticas de governança corporativa. Em 2010, passamos a seguir as normas internacionais de contabilidade (IFRS) publicadas e revisadas pelo International Accounting Standards Board (IASB). Adicionalmente, em nossa antiga estrutura societária, já adotávamos determinadas práticas de companhias de capital aberto, como, por exemplo, a elaboração de formulários de informações trimestrais (ITR) desde 2013. Em 2012, implantamos na Companhia o Conselho de Administração, que possui atualmente cinco membros, dos quais dois são independentes e, em 2013, implantamos o Conselho Fiscal, que atualmente possui três membros. Em janeiro de 2014, implantamos um novo sistema de gestão integrado (ERP) para a Companhia, o SAP, visando uma melhor tecnologia da informação e maior controle nos processos internos, cujo projeto de implantação recebeu o prêmio "Impact Awards 2014" durante a 17ª Conferência Anual da ASUG Brasil (Associação de Usuários SAP).

O Grupo Ouro Fino foi constituído em 1987 por seus sócios fundadores, Norival Bonamichi e Jardel Massari, inicialmente com seus negócios voltados para a fabricação de medicamentos e outros produtos veterinários para animais de produção, especialmente direcionados para ruminantes (gado de corte, gado de leite, ovinos e caprinos), equinos, aves e suínos. O Grupo Ouro Fino teve, nos últimos 30 anos, uma trajetória de forte crescimento orgânico, sustentado principalmente pela ampliação de sua participação em diversos nichos do mercado veterinário, bem como por meio da entrada no segmento de defensivos agrícolas. Assim, os negócios do Grupo Ouro Fino estão concentrados em dois grandes segmentos controlados por duas holdings independentes sob controle comum, a Companhia (segmento de saúde animal) e a Ouro Fino Participações (segmento de defensivos agrícolas). Descrevemos abaixo um breve histórico com relação ao segmento de saúde animal, concentrado na Companhia.

No período de 1987 a 1999, o crescimento do segmento de saúde animal se deu de forma orgânica e substancialmente em animais de produção. No ano de 2000, iniciou-se também a fabricação de produtos veterinários direcionados ao segmento de animais de companhia.

Entre 2001 a 2004, acreditando na inovação e no desenvolvimento tecnológico como diferenciais estratégicos, investimos na construção, em Cravinhos, no estado de São Paulo, de um novo e moderno parque industrial e tecnológico, uma vez que as antigas instalações já não comportavam nosso crescimento. Desta forma, ao final do ano de 2004, nossas operações industriais foram transferidas para a nova planta da cidade de Cravinhos, consideradas uma das mais modernas do setor e cuja construção foi norteada pelo atendimento a padrões nacionais e internacionais de qualidade, tais como o Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento - MAPA, Good Manufacturing Practices - GMP, Food and Drug Administration - FDA e European Medicines Agency - EMA.

No mesmo ano, a Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP, empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, nos conferiu com o prêmio de inovação tecnológica na categoria grande empresa, como reconhecimento pelos contínuos esforços e investimentos na área de inovação. No ano seguinte, fomos eleitos, também pela FINEP, uma das 40 empresas mais inovadoras do Brasil.

No ano de 2007, após 20 anos de nossa fundação, nosso segmento de saúde animal já nos posicionava como a 7ª maior empresa do mercado veterinário brasileiro. Até este momento, atuávamos substancialmente no segmento de medicamentos veterinários.

Cachorro e gato

Considerando a necessidade de consolidar nossos negócios no mercado veterinário e a entrada em outros segmentos do agronegócio, mais especificamente no setor de defensivos agrícolas, ainda no ano de 2007, celebramos acordo com a BNDESPar por meio do qual passou a compor nosso quadro acionário. O plano de investimentos acordado com a BNDESPar referente ao segmento de saúde animal, compreendia, principalmente, a introdução nas linhas de biológicos (vacinas), e de terapêuticos hormonais.

Os investimentos para a entrada na linha de biológicos tiveram início com a construção de uma moderna planta industrial, compreendendo um laboratório biosseguro e unidade industrial, para a produção de vacina contra a febre aftosa, que representava, à época, aproximadamente 35% do mercado veterinário de biológicos brasileiro. Com a conclusão das obras em 2008 e a concessão de certificação pela Comissão de Biossegurança do MAPA nos tornamos aptos ao desenvolvimento da vacina. Posteriormente, em 2010, obtivemos junto ao MAPA a licença para a comercialização da vacina.

A linha de terapêuticos hormonais também foi desenvolvida no ano de 2007, com a construção de planta industrial, com o objetivo de desenvolver um portfólio para protocolo completo de Inseminação Artificial por Tempo Fixo - IATF. A construção da fábrica foi concluída no início de 2008 e a comercialização da produção própria iniciada no segundo semestre.

Nossos esforços resultaram no nosso reconhecimento, em 2010, como "a empresa mais admirada" no segmento de saúde animal, de acordo com Revista Carta Capital, pela qualidade de nossos produtos, atendimento de nossos clientes e gestão de nossos negócios.

Em 2013, completamos 26 anos de atuação no segmento de saúde animal como a 3ª maior empresa do segmento no ranking nacional, de acordo com dados da SINDAN. E nosso IPO foi feito no ano 2014 movimentando mais de R$ 400 milhões de reais.

 

logo Ouro Fino

› Departamento de Relações com Investidores

Rodovia Anhanguera, SP 330, KM 298, Bloco C, 2º andar CEP 14140-000 - Cravinhos - São Paulo

Telefone: (16) 3518-2000

› Siga a Ourofino nas Redes Sociais:

Todos os direitos reservados
Copyright © 2016 OUROFINO

Desenvolvimento:: RIWEB

imgCapctha